

História


História
>
Fundação e Trajetória

Durante todo o mês de Junho, Sergipe vira um imenso arraial para celebrar os três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A diversidade do festival junino em Sergipe é o que garante o melhor São João do Brasil. Cada cidade sergipana celebra as datas com características muito próprias e foi nesse contexto que surgiu a Quadrilha Junina Meu Xamego na cidade de Tobias Barreto para representar a cultura do nosso lugar. Fundada em 14 de maio de 2007, por um grupo de amigos, alunos do Colégio Estadual Maria Rosa de Oliveira, inicialmente o proposito era fazer apresentações nos festejos juninos da escola e nos povoados do município. Contudo, quis o destino, que já no primeiro ano, por intermédio de Eliabe Sales (primeiro presidente da MX) a Meu Xamego se filia-se a Liga de Quadrilhas Juninas de Sergipe (LIQUAJU-SE) e disputasse sua primeira competição estadual no grupo de observação.
Com um investimento modesto, apresentamos o tema "o bando de lampião na festa de São João", e mostramos que viemos para ser "A Nova Tradição Cultural" de Tobias Barreto e conseguimos o acesso de divisão. Nos apresentamos também nas cidades de umbaúba/SE, Inhambupe/BA e diversos povoados do nosso município.

No ano seguinte (2008), convivemos com grandes dificuldades, mas mesmo assim, mostramos que nossa vontade e determinação são muito maiores que quaisquer dificuldades que venham aparecer. O objetivo agora era maior! Já que no ano anterior havíamos conseguimos o acesso ao Primeiro Grupo da Liga. Tentamos, mas não conseguimos novamente outro acesso, dessa vez seria para o Grupo de Elite.
Participamos de diversos concursos, sendo o resultado mais expressivo, o 3º lugar no concurso de quadrilhas na cidade de Inhambupe/BA. Em apenas 02 anos, nosso projeto já atendia aproximadamente 70 jovens da comunidade de Tobias Barreto e cidades Circunvizinhas.

Em 2009, foi um ano de muitas mudanças no cenário junino sergipano, houve a unificação das divisões e surgiu o Concurso de Quadrilhas Juninas Arrasta Pé TV Atalaia, uma parceria da TV Atalaia e da LIQUAJU-SE que reuniu mais de 40 quadrilhas juninas de todo o estado de Sergipe nesse grandioso evento, que foi dividido oito participantes por polos que foram sediado em seis cidades diferentes, Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, Capela, Umbaúba, Itabaiana e Carmópolis, nos dias 06, 07, 11, 12, 13 e 14 de junho, respectivamente, na fase de classificação. As Semi Finais aconteceram na Cidade de Umbaúba e Carmópolis, nos dias 21 e 23 de junho, respectivamente, com as 15 melhores colocadas. Infelizmente não conseguimos avançar, porém saímos "de cabeça erguida" com o 25º lugar no Geral e em 4º Colocado no polo de Umbaúba no dia 12 de junho, a efeito de comparação nossa campanha nos colocaria como o terceiro lugar geral das quadrilhas participantes do 1º grupo. Nesse ano, escolhemos o tema "O Valor que o vaqueiro tem", e fomos destaque na pagina "Quadrilheiros do Brasil", encantamos a todos, e dentre nossas conquistas estão: Um vice-campeonato em Inhambupe/Ba (o primeiro lugar foi decidido pelos critérios de desempates).
2010, optamos por "mudamos de ares" e participamos do concurso Levanta Poeira, organizado pela TV Sergipe. Nossa primeira e unica participação, foi marcante! Nos apresentamos para um público de cerca de 4 mil pessoas, no Ginásio Albano Franco, na cidade de Estância/SE, que vibraram e nos aplaudiram, foi simplesmente emocionante! Pena que a tão sonhada classificação também não veio, mas saímos satisfeito pelo belo espetáculo. Também nos apresentamos em diversas outras cidades, a exemplo de Japaratuba, Aracaju e claro na sede do nosso município e povoados.


Por motivos de forças maiores que a gente, fomos obrigados a nos afastarmos dos arraias nos anos de 2011 e 2012, o cenário junino sergipano aprofundava-se em crise, varias co-irmãs em todo o estado de Sergipe encerrava suas atividades, uma após a outra. As dificuldades para manter um grupo, seja pela falta de incentivos ou até mesmo pelo desinteresse dos jovens pelo movimento junino, tornaram-se os grandes vilões do País do Forró, e em nosso município, as coisas não andavam diferente, a multi campeã e renomada Quadrilha Junina Balancê, fundada em 1996, devido as mesmas dificuldades, encerrou suas atividades no ano de 2009, uma grande perda para a Cultura tobiense e Sergipana.
Fruto de um grande esforço e muita força de vontade, vencemos todas as dificuldades no ano de 2013 e retomamos as atividades, apresentamos o tema "Festa de São João: Amor e Tradição!" E voltamos com tudo! Nos filiamos novamente a Liga (que também tinha passado por uma reestruturação e agora denominava-se LIQUAJUSE) e participamos pela segunda vez do Concurso Arrasta Pé TV Atalaia, sendo uma das semi finalistas após conseguir
a classificação no dia 15 de junho no polo de Estancia, como a vice-campeã da noite. Também foi no ano de 2013 que conseguimos nosso primeiro titulo de Campeã, foi no 13º Concurso de Quadrilhas Juninas da cidade de Japaratuba/SE.

Apesar do sucesso dentro dos arraias no ano de 2013, não conseguimos manter as vitórias fora deles, e por isso nos vimos, novamente, obrigados a parar por 02 anos (2014 e 2015), e nesse meio tempo, outra co-irmã do nosso município também encerrou suas atividades ( ano 2014), a multi campeã e renomada Quadrilha Junina Ciganinha. Com isso, a cidade de Tobias Barreto perdia mais uma grande representante da cultura local no cenário junino estadual. Muitos falavam das extinções dos grupos juninos em nossa cidade, contudo, nos reerguemos, nos reestruturamos e retomamos as atividades no ano de 2016. Os diretores da Meu Xamego mudaram a situação, recuperaram o prestigio da quadrilha junina com um projeto simples, porém, inovador. Com isso a Quadrilha Junina Meu Xamego melhorou significativamente seus resultados de administração e começamos a apostar em um projeto duradouro, continuo. Para minimizar os gastos, devido a falta de incentivo, neste ano não participamos de concursos juninos, mas resgatamos o orgulho de ser quadrilheiro em nossa cidade.
A REESTRUTURAÇÃO DA MEU XAMEGO

Com o retorno das atividades no ano de 2016 e o pensamento de um projeto continuo, foi montado uma comissão provisória que buscaram todas as informações burocráticas e estatutárias da entidade e foi constatado que a Ata de Assembleia de Fundação tinha sido registrado apenas para Conservação e não tinham feito o Registro de Pessoa Jurídica.
Com a atenção voltada para a regularização das questões burocratísticas, no dia 07 de janeiro de 2017 aconteceu a Assembleia Geral para a Fundação da Associação Cultural Quadrilha Junina Meu Xamego - MX, que elegeu o Sr. Christian Alves como presidente para uma gestão de 03 anos. Regularizada a situação, foi dado entrada na inscrição do CNPJ da entidade, que hoje é inscrito sob o nº 27.633.860/0001-19.
A Meu Xamego se reestruturou e se solidificou, sendo que no ano de 2017, através do projeto de Lei Ordinária nº 13/2017 foi reconhecida de Utilidade Publica pela Câmara Municipal de Tobias Barreto por ter prestado e ainda prestar relevantes serviços a sociedade e através do projeto de Lei Ordinária nº 1119/2017, de autoria do Poder Executivo do Município de Tobias Barreto, em nome do prefeito Diógenes Almeida, o poder Legislativo do Município autorizou o Poder Executivo a Firmar Convênio e repassar recursos a Quadrilha Junina Meu Xamego, que se concretizou com o Convênio nº 003/2017. Um fato histórico por se tratar do primeiro Convênio que o Município de Tobias Barretou firmou em toda sua história com uma Quadrilha Junina.
Com tamanho reconhecimento, cabia a nós fazermos bonito, novamente, nos arraias. E fizemos! Novamente filiados a LIQUAJUSE e retornando mais uma vez para o Concurso de Quadrilhas Juninas Arrasta Pé TV Atalaia, o maior concurso de quadrilhas juninas do estado de Sergipe, fomos vice campeã da noite na Fase Classificatória, do dia 15 de junho, na cidade de Nossa Senhora do Socorro, ficando atrás somente da renomada quadrilha junina da capital sergipana, a quadrilha junina Seculo XX, nos classificamos para a fase semifinais do Concurso junino, figurando no quadro das 12 melhores quadrilhas do estado de Sergipe, na 8ª colocação (Ranking 2017 da LIQUAJUSE).
Também no ano de 2017 que na soma de forças da Associação Cultural Quadrilha Junina Meu Xamego, da Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo do Município de Tobias Barreto, através do Secretario, o Sr. Elbert Santos Oliveira (Neguita) e de toda a equipe da SECULT, e de membros e fundadores da Quadrilha Junina Balancê, foram realizados a Feira Cultural e o 1º Concurso de Quadrilhas Juninas, que teve como homenageado João Luiz da Balancê (fundador e Marcador da quadrilha Junina Balancê), ambos forma um sucesso! Há quase uma década, o município de Tobias Barreto não promovia um concurso de quadrilhas juninas, resgatando assim as tradições e valorizando o movimento junino tobiense e sergipano.
Na parte social, realizamos o 1º Natal Solidário da MX, foram entregues 8 cestas básicas as famílias carentes do municipio de Tobias Barreto e do Povoado Lagoa Redonda, Itapicuru/BA.
Em 2018, trabalhamos o tema "A Essência do São João" e realizamos 20 apresentações somente no mês de junho, uma verdadeira maratona de apresentações juninas. Nossos resultados mais expressivos foram, ser semifinalistas da Rua São João e o 12º Lugar no Gonzagão, ambos os concursos realizados na capital sergipana. Realizamos a 2ª edição da Feijoada da MX, o primeiro evento foi realizado no ano de 2010. O evento tem como objetivo, arrecadar fundos e a integração entre componentes da MX e a sociedade tobiense. O evento contou com as apresentações de Romário Lennon, do Trio MX, com participação especial do cantor Pita, com o grupo de samba "Sambe com a gente" e com o Bruno Andrade.
Outro evento realizado pela MX no ano de 2018 foi o bingo beneficente da MX, onde toda a receita foi doada em prol da cirurgia e tratamento da irmã de nosso ex-marcador José Gleverton.


No seguimento desportivo, demos o pontapé inicial com o projeto "Desportista Popular", que tem como objetivo inserir jovens a pratica esportiva do futsal. Participamos da 1ª edição do Torneio Junino de Futsal, na cidade de Riachuelo/SE.
Ta esperando o que? Faça parte você também dessa história! Inscrições através do Contato (telefone e WhatsApp): (79) 9 9679-9694 - Falar com Christian Alves.



Nosso Simbolo e
Nossas Cores
2019 chegou, com o novo ano, mudanças, foi um ano de grande aprendizado e diversas lições. Apresentamos o tema "O cangaceiro na Terra do faz de conta", um enredo que encantou a todos e surpreendeu os amantes do movimento junino sergipano dando uma nova cara a MX, o enredo conta a história do Virgulino Ferreira, vulgo Lampião, Rei do Cangaço sob as lentes de Benjamin Abraham em uma Terra bem distante e tão próxima, a Terra da imaginação. Abordamos o desejo do cangaceiro na luta para tornar-se o Governador do Sertão, sua crueldade e bravura, o combate com a volante, a mulher como simbolo de resistência no cangaço e o casamento da filha de Lampião.
Como resultados, fomos semifinalistas, pela terceira vez, no Arrasta Pé Tv Atalaia/LIQUAJUSE (Maior concurso de quadrilha juninas do estado de Sergipe), semifinalistas do Concurso de quadrilhas do Arraial do Arranca Unha/Centro de Criatividades (um dos principais do estado), realizamos 16 apresentações e recebemos milhares de aplausos. Realizamos a 3ª edição da feijoada da MX, com apresentações ao vivo de Leo Galdino, David Lima, Samba S2 e Trio MX, que novamente foi um sucesso e já faz parte do cronograma anual da MX. Tivemos a honra de termos como homenageado, na 3ª edição do concurso de quadrilhas juninas de Tobias Barreto, o nosso presidente e marcador (2019) Christian Alves e a quadrilha junina Meu Xamego

A Quadrilha Junina Meu Xamego tem um casal de Caipira como simbolo e o rosa, azul e branco como cores. A história que justifica a adoçam dessa identificação por nossa quadrilha junina é a seguinte:
O Sr. Eliabe Sales, um dos fundadores e presidente (2007-2010) juntamente com o colaborador João Claudio, pesquisaram varias símbolos, sendo o casal de matuto escolhido por representar bem as simplicidades do campo e também por simbolizarem todo o chamego que envolve os festejos juninos e o "par" da quadrilha junina. A partir dessa pesquisa, juntamente com a sugestão do Tesoureiro Geral (2007-2010) e Marcador (2007-2013) José Gleverton pela cor rosa e branco, usadas no nosso primeiro uniforme, tornaram-se, por unanimidade de todos os fundadores, as nossas cores oficiais.
No ano de 2016, a cor azul foi integrada as cores oficiais e no ano de 2018, via enquete, com participação popular, foram escolhidos os nomes oficiais dos nossos mascotes, que foram batizados de Xiquinho e Rosinha, com 87,5% dos votos.
